quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

o cardápio do natal - parte 1

então chegou o dia da primeira ceia de natal da vida da pessoa!!! obrigada, santo google, todos os sites de receitas e amigas.

no final das contas fomos com escolhas básicas mesmo, pois marido não queria bacalhau [poxa!] e eu não sou muito chegada a salpicão, tender e adjacências. Como muito menos não sou louca por peru, comprei o Fiesta no mercado e usei uma receita muito básica e passada por uma amiga-leitora-do-blog [Camila Moro, valeu ;)]: limpa com limão, faz uns furinhos e deixa ele temperando desde cedo (manhã) com os temperinhos que você gosta [usei alho, sal, cominho, um mix de ervas que inventei, orégano e um pouquinho de vinho branco suave]. Antes de colocar no forno, pincela com muita manteiga e derrama mais vinho nele e cobre com papel laminado [a parte que brilha mais fica para baixo - aprendi num programa de tv, rá!]. Pro bichinho não ficar ressecado, abre de tempos em tempos e, com uma colher, dá uma regada nele com o caldinho que fica no refratário. Mas atenção, como ele já vem "temperado", pega leve no sal. E atenção 2, não faz como eu e esquece o termômetro, tá? Fura o papel laminado pra ele ficar pra fora. kkkkkkkkkk. Eita, e reza pro gás não acabar. O meu Fiestinha ficou no forno por quase 3h!!!! OMG.



engraçado foi eu conversando com o bichinho na hora da limpeza e do tempero, pedindo desculpas por ele estar alí, mas garantindo que ele ficaria muito orgulhoso de si mesmo, pois a receita daria certo e ele faria sucesso na mesa. dito e certo!

Fabi ficou de fazer o arroz e a salada, mas acabamos ganhando o arroz da vizinha exagerada que fez 2kg de arroz temperado pra 4 pessoas. kkkkkkkkkk. a salada? uma déli!!! pra arrematar, fiz uma farofinha com um pouco de bacon, muita calabresa picadinha, cenoura e alho. huuumm...

de entrada era patê de atum e molhinho de bruschetta [que ensinei a fazer aqui] com torradinhas compradas prontas do mercado.

a sobremesa. aah, a sobremesa... foi o pavê tudibom que já é tradição na família. receita passada pela titia e que aparecerá logo mais aqui no blog.





agora estou na saga de definir o cardápio do jantar de ano novo. helpem me!!!

beijo beijo

2 comentários:

Sueli disse...

Q delícia td o que fez no Natal, a mesa estava apetitosa, é tanta comilança né rsrs, depois ficamos passando mal kkkk

Amei o comentário lá no post, ficamos íntimas sim, pois acabamos fazendo parte do dia a dia das blogueiras e isso é tão gostoso kkk

Faça o bacalhau, em casa amamos, ficou super delicioso, depois me diz.

Bjs e um ótimo Ano Novo!!!

Mariana Brito disse...

huuum... vou já correndo pro mercado comprar!!!
Beijo grande, Su, e um 2012 maravilhoso pra você!!