sexta-feira, 16 de setembro de 2011

cortina de tecido da cozinha :)

e pra quem continua sem grana pro armário da cozinha e tá precisando tapar aquele buraco embaixo da pia... vai a dica: cortininha de tecido de promoção! uhulll...

não to achando a foto "antes", mas vai as do depois pra ver se a explicação em tópicos facilita:

imagina a feiura que era aí debaixo!!!

xadrezinho em promoção e paciência para um dom q ñ tenho: costurar!



1º. prende os parafusos nas extremidades que a cortina vai ficar presa. optamos pelo parafuso, pois usei corda de varal, que é mais grossa, e porque a parede daqui de casa é mega farofenta.

2º. mede direitinho quanto fica a "reta" que a cortina vai passar. dobra a quantidade e dá mais uma folga pro fechamento. dobra a corda no meio. separa. exemplo: se a reta da cortina mede 1m, separa 2m30, sendo que esses 30cm serão usados no acabamento. dobra no meio, junta ponta com ponta porque depois você vai passar o tecido por dentro das "duas" cordas.

3º. agora mede quanto vai ser cada parte do tecido de cada cortina (são duas, ó aí em cima, ó). uma dica importante: se a medida real é de 50cm, duplique e costure 1m. duplicando fica bastante tecido, o que deixa super franzidinho. eu adoro. se vc quiser menos, usa mais perto da medida real.

4º. depois de costurar as duas cortininhas (separadamente) passa elas na corda. mas na corda já dobrada no meio. ai, tá confuso? é simples! a corda não vai tá dobrada no meio (ponta com ponta)? então você passa o tecido todo por ela.

5º. centralize o tecido no meio da corda, provavelmente ele estará super franzidinho e pegue a parte da corda que fica em formato de "o" e encaixe no parafuso.

a tal da parte da corda em formato de "o"
6º. estique beeeem a corda e pegue as duas pontas que sobraram. dê um nó SUPER forte prendendo no outro parafuso. mas cuidado para a corda não afrouxar. você vai precisar de ajuda nessa hora, pois é como dar um laço apertado, alguém sempre tem de segurar a ponta do nó pra vc. pra ficar firme, dê outro nó e apare as pontas que sobraram. pode dar uma queimadinha nas pontas pra ficar mais discreto, se você preferir.

tá pronta!!!!!!!!! ah! como eu sou uma negação na arte de costurar, optei por passar um isqueiro e queimar LEVEMENTE - hein meninas???? - as pontas do tecido. e pra dizer bem a verdade eu não sei o nome do tecido que usei e achava que todos podiam ter as pontinhas queimadas. portanto, se você não for fazer a bainha como eu, antes de comprar o tecido pergunta pro moço se o bendito pode ter as pontinhas queimadinhas.

escolhi o xadrez marrozinho porque a cozinha daqui de casa é o samba do crioulo doido, já viram, né? azulejo azul com pia amarelada... fora que decidi que quero ela marrom e rosinha :)

besitos e semana que vem acho que acabo com o projeto do quarto, daí posto pra vocês verem.

good sexta-feira, povo o/

5 comentários:

Laís Arcanjo disse...

hahahahaha
eu acho que está na hr de mudar o nome do blog para "Brincando de casinha: dicas para jovens profissionais que precisam viver como adultos"

=P

Mariana disse...

hahahahaha muito grande!!
confesse que vc tá gostando, vááá :)

Ana Matusita disse...

Mariana, sua cortina tá ótima! Deu outra cara pra pia, né?
Acho que o amor pela casa (e pela vida que a gente leva dentro dela) revela habilidades que desconhecemos (e não tem essa de não saber costurar, ok?).
Bj,
Ana

Mariana Brito disse...

É verdade, Ana!! a gente vira verdadeiros MacGyver´s, né? :D
Agora o desafio vai ser a casa nova... eita laiá...
bjs e obrigada pela visita

Milena disse...

Preciso nadar nessas águas,acho costurar algo delicioso,principalmente porque ajuda a dar um tapa rápido e bonito no visual como você fez!